no site na web Voltar ao inícioHomeMapa do siteMapa do Site

Sete Lagoas - MG

Situada na região central do Estado de Minas Gerais, Sete Lagoas fica a 76km de Belo Horizonte e é conhecida como a Terra das Lagoas Encantadas.

A cidade possui diversas belezas naturais e um ecossistema rico em cursos de água e áreas verdes. A gruta Rei do Mato, rica em formações rochosas, é a grande atração local – que na verdade possui não sete, mas 10 lagoas em seu perímetro urbano. Mais central, a Lagoa Paulino reúne hotéis, bares e restaurantes às suas margens. As outras se encontram em tranqüilos bairros residenciais.

Sete Lagoas destaca-se também na exportação de ferro-gusa e nas indústrias têxtil, cerâmica, autopeça e calcinação, além de ser detentora da maior reserva de pedra ardósia do Estado. Possui o primeiro lugar na produção de leite da região; e seu padroeiro é Santo Antônio.

Informação básica Clima
O clima em Sete Lagoas é o semi-úmido. E a temperatura média anual fica na ordem dos 21ºC – com máxima média anual de 27ºC e mínima de 15ºC. Dados da cidade Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
Região: Sudeste
População: 184.841 habitantes
DDD: (31)

Distâncias
Cordisburgo: 44km
Lagoa Santa: 60km
Curvelo: 88km
Belo Horizonte: 76km
Montes Claros: 360km Hospedagem / Restaurantes Sete Lagoas tem boas opções de hospedagem e alimentação. De simples pousadas a hotéis mais sofisticados; de lanchonetes a restaurantes requintados; basta escolher. Saiba mais, visitando:
http://feriasbrasil.terra.com.br/scripts/cidade.cfm?Cidade=Sete%20Lagoas
http://www.desvendar.com/turismo/rural/parceiros/hospedagem.asp
http://www.desvendar.com/cidades/setelagoas/ondeficar_naoparceiro.asp?existeParceiro=false
http://www.desvendar.com/cidades/setelagoas/ondecomer_naoparceiro.asp Como chegar Via Rodoviária: saindo de Belo Horizonte, segue-se pela BR-040 até Sete Lagoas. Serviços Rodoviária: +55 (31) 3773-1133
Hospital: +55 (31) 3774-1200
Agências Bancárias: Banco do Brasil, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Real e Unibanco.

Atrações Gruta Rei do Mato
A gruta foi aberta à visitação pública em 1988. A Gruta possui 220 metros de extensão, com um desnível de 48 metros. Em seus quatro salões observam-se estalagmites, estalactites e cascatas de pedras calcárias surpreendentes. No quarto salão da gruta destacam-se formações raras, como duas colunas esbeltas perfeitamente cilíndricas e harmônicas compostas de belos cristais de calcita, com diâmetro médio de 20 a 30 cm e altura aproximada de 20 metros. Formações desse tipo, segundo geólogos, são encontradas apenas na Gruta de Altamira, na Espanha. O moderno projeto de iluminação, especialmente elaborado para a gruta e que ficou a cargo da Cemig, desliga-se automaticamente após a passagem do grupo visitante, evitando variações térmicas que afetam o ecossistema da gruta. Um passeio imperdível!

Capela de Nossa Senhora da Piedade
A Capela esta situada em frente a uma pequena praça. Possui somente um corpo, com frontão triangular, três portas de verga abatida na fachada, sendo a do meio de proporções maiores que as outras. O interior é simples, o piso é de ladrilho e o teto é pintado em azul claro. O altar-mor é simples e modernizado com várias imagens e sob três degraus.

Casa de Cultura
Local aberto a manifestações culturais, com espaço para exposições, shows, reuniões, entre outros. Conta com um teatro, uma galeria de artes, uma biblioteca pública com cerca de 20 mil volumes e um setor de promoções culturais. Lá funcionam a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e associações como a Academia de Letras de Sete Lagoas e a União Brasileira de Trovadores.

Casarão – Centro Cultural
Recebeu o nome de “Centro Cultural Nhô Quim Drummond” em 1991. Construção do século XVIII, em estilo colonial, possui 30 cômodos distribuídos em dois pavimentos, com enquadramento de cunhais de madeira e de seção horizontal. O Centro de Preservação do Folclore, instalado no Casarão, veio permitir que a cultura setelagoana fosse preservada, como o congado, folclore rico e raro que aí se mantém com suas guardas na mais pura tradição. No pátio do casarão há um anfiteatro com capacidade para 1.500 pessoas.

Igreja Santa Helena
Na Serra de Santa Helena foi erguida a Igreja de mesmo nome, construída em 1852, pelo fazendeiro Antônio de Avelar. Do alto da serra se tem uma bela vista panorâmica da cidade. O seu entorno é gramado e tem à sua frente um cruzeiro iluminado e moderno. A Igreja, de pequenas dimensões, possui corpo único pintado de branco, com porta central azul-escuro em verga abatida e duas janelinhas na altura do coro. O interior é muito simples: tem um pequeno coro, possui um painel grande com figuras de anjos. O teto é chanfrado de tabuado pintado de azul colonial. A mesa do altar-mor é encimada com a imagem de Santa Helena.

Lagoa Catarina – Ilha das Flores
Localizada dentro do perímetro urbano, a Lagoa Catarina tem seu formato oval e com aproximadamente 550 metros de perímetro, sendo toda cercada por proteção de pedra, seguida por pequena faixa de grama e finalmente circundada por passeio com calçamento em mosaico de pedra. Possui uma pequena ilha artificial, próxima à margem e ligada a ela por uma ponte. O local é gramado e arborizado existindo também um bar com o mesmo nome da ilha – Ilha das Flores. A lagoa é cercada por casas residenciais, o bairro onde se encontra é muito tranqüilo, o que torna o local sossegado e muito agradável. A água da lagoa é um pouco turva, com temperatura aproximada de 20ºC. Não são permitidos banhos ali.

Lagoa da Boa Vista
Localizada no bairro Boa Vista, seu perímetro é de aproximadamente mil metros. As águas da lagoa são turvas e com temperatura aproximada de 20oC. Possui várias espécies de peixes. Possui iluminação a vapor de mercúrio, passeios com palmeiras e avenida toda ajardinada e arborizada em toda a sua volta. Tem uma pequena ilha no centro – Ilha dos Macacos, com árvores e abrigo para esses animais. Além disso, há também um restaurante mirante de um lado e o Parque Náutico da Boa Vista do outro. Esse parque de utilização pública possui vários equipamentos: quadras poliesportivas, playground, praça de eventos, minizoológico, ancoradouro, pedalinhos, etc. O local é muito agradável e bem cuidado.

Lagoa Paulino – Ilha do Milito
Fica no centro da cidade, tem 2km de perímetro e é o cartão postal da cidade. É a principal lagoa das quatro ainda existentes, pela localização, servindo de ponto de referência da população. É totalmente urbanizada, possuindo no seu entorno um passeio largo com palmeiras, gramados, bancos e iluminação. Tem também uma pequena ilha chamada do Milito, próxima à margem, com jardins, árvores, pombal, restaurante e pedalinhos para passeios. Na lagoa há vários peixes pequenos. A água é um pouco turva, com temperatura aproximada de 20°C. Não são permitidos banhos na lagoa. O paisagismo em toda a orla é motivo de admiração, com especial destaque para os buritis e palmeiras que se somam à beleza existente no local.

Lagoa Zé Félix
Tem aproximadamente 2.700km de extensão sendo a maior lagoa das dez existentes no município. Às suas margens estão localizados o Clube Náutico de Sete Lagoas, o Clube AABB, o Clube da Associação dos Servidores Municipais, além de residências particulares. É a única lagoa onde se pratica a pesca permanente, podendo-se encontrar vários tipos de peixes. As águas da lagoa, como nas outras, é turva e com temperatura de 20°C, aproximadamente. O acesso à lagoa é fechado pelas áreas particulares.

Matriz de Santo Antônio de Sete Lagoas
A construção da Matriz de Santo Antônio de Sete Lagoas foi iniciada pelo vigário José Vicente de Paula Elisiário, que assumiu a Paróquia da cidade em 1843. O término da construção se deu em 1886. A igreja está situada em local privilegiado da cidade, próximo ao centro comercial, com uma visão bonita do bairro da Várzea que se espalha abaixo dela. O adro é grande, aberto, e tem calçamento de pedra. A fachada segue o estilo das grandes igrejas mineiras do século XIX. No interior, trabalhos arquitetônicos e artesanais de grande valor artístico podem ser vistos: o Altar-mor, os altares laterais e os púlpitos são decorados com desenhos ornamentais entalhados na madeira e folheados a ouro.

Minizoológico Municipal de Sete Lagoas
Encontra-se a 1,5km da área central de Sete Lagoas, no Parque Náutico da Boa Vista. O Minizoológico Municipal de Sete Lagoas foi inaugurado em 1990. Foi construído pela Administração Municipal, com o objetivo de conservar e reproduzir espécies. Nele pode-se ver, entre outros: antas, capivaras, cutias, queixadas, macacos-aranha, macacos-prego, aves diversas e coloridas como: arara-azul, pavão, papagaio, periquito, mutum. Os patos, gansos, cisnes e marrecos se encarregam de oferecer um espetáculo agradável e diferente aos visitantes. Outro objetivo é o de conscientizar a população e os visitantes para a importância da preservação dos recursos naturais e da fauna, transformando o Minizoológico em um permanente centro educativo.
Museu Histórico Municipal – Antiga Fazenda Sete Lagoas
Construção do século XIX instalada na antiga Fazenda Sete Lagoas, o museu faz parte do conjunto arquitetônico mais antigo da cidade. O Museu Histórico Municipal tem por objetivo relatar a história do município e da região na qual está inserida, focalizando o indígena, o tropeiro, o minerador e o escravo, no período compreendido entre a primeira e a segunda guerra mundial. Também dá destaque para a Sala do Cristal – outrora principal riqueza do município –, em além de outras pedras como o mármore de cor rara.

Parque da Cascata
Localizado no alto da Serra de Santa Helena, a 7km do centro da cidade, o Parque da Cascata tem uma área de 295 hectares, sendo 40 de mata nativa, com reservas de fauna e flora. Ali foi desenvolvido um amplo projeto turístico, em convênio com a EMBRATUR, do qual constou a implantação de uma barragem para a formação de um lago com 450 metros de diâmetro, cercado por uma praia artificial de um lado e por mata virgem do outro. Há duas pequenas ilhas no lago. O parque também possui restaurante, bar, quadras de vôlei na areia, dois quiosques grandes, playground e praia. A portaria do parque fica a 1,5 km do lago, por estrada calcada. Antes de se chegar a ele, há ainda uma área para camping com luz e água.

Parque Municipal de Sete Lagoas
Ousado projeto da Prefeitura Municipal, por meio do qual população e turistas saíram ganhando com o novo espaço para lazer e diversão. Neste local está instalada a Feira de Artesanato e Comidas Típicas – tradicional programa para as noites de sexta-feira e sábado, na cidade.
Parque Náutico da Boa Vista
Ocupa uma área de 18 mil metros quadrados e é dotado de toda infra-estrutura para atender cerca de oito mil pessoas. O local é bonito, bem cuidado e muito agradável, possuindo caminhos calçados, circundado por áreas gramadas e jardins, oferecendo campo de futebol, pista para bicicross, para skate – em concreto –, quadras poliesportivas, pistas de patins, minizoológico, restaurantes, bares, playgrounds, quadra de peteca, ancoradouros para pedalinhos, pista de cooper e praça de eventos.

Praça Wilson Tanure
É a praça central da cidade, situada em frente a Lagoa Paulino. Foi reconstruída em 1990, com uma nova urbanização. É toda iluminada, ajardinada e arborizada, destacando-se as primeiras palmeiras imperiais. No centro da praça encontra-se o Centro de Apoio ao Turista Presidente Juscelino Kubitscheck (CAT-JK).
Prédio da Estação da Estrada de Ferro
A Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil desencadeou o crescimento da cidade para este local, até então concentrada em torno da Igreja de Santo Antônio. O prédio possui médio porte e tem o beiral todo rendilhado. Foi remodelado em 1990. Localizado no centro da praça, é cercado atrás pela estrada de ferro, e na frente por uma grande área gramada com canteiros e vasos de flores. Possui uma bela iluminação a vapor de sódio.
Repuxo (Fonte Luminosa)
Trata-se de uma potente fonte luminosa a laser, que pode atingir até 50 metros de altura, proporcionando aos espectadores um lindo espetáculo visual. Fonte semelhante a esta, somente em Paris (França).

Serra de Santa Helena
A Serra de Santa Helena, de onde se tem a mais bela vista da região, é o principal local de lazer de Sete Lagoas. No seu topo está a Igrejinha de Santa Helena, em estilo colonial (1852), onde se realiza a festa de Santa Helena; atraindo milhares de turistas e devotos. Na serra, encontra-se ainda uma das maiores atrações do município, o Parque da Cascata, onde foram construídos restaurantes, quadras de esportes, estacionamento e uma praia artificial à beira do lago.

fonte embratur.gov.br
foto setedias.com.br

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Buba Viagens e Turismo - Cadastur 26.046178.10.0001-9
Tel (11) 2068-2570 -  Fax (11) 2215-3832 - Celular (11) 98590-6312 (horário comercial)
email: buba@bubatour.com.br  -  msn: bubaviagens@hotmail.com  -  skype: bubatour - twitter:@bubatour

  Nipotech